O programa “Hoje Memória” da Rede Hoje registra mais uma destas histórias que precisam ser contadas. A saga do médico Walter Pereira Nunes, 87 anos, é completa e contada por ele próprio.

Como toda história humana, a do Dr. Walter – como é conhecido em Patrocínio-MG – é cheia de momentos de conquistas, alegrias, tristezas, desafios em sua luta como cidadão, como profissional, seu hobby principal – a pescaria – e trabalhando por uma causa social nobre.

Teve muitas perdas, mas aquela que poderia ser a maior delas, foi a alavanca para a criação de uma das melhores Apaes – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – do Brasil. Sua primeira esposa, Manoelina Aparecida, pegou rubéola durante a gravides. Como a doença era pouco conhecida – como a Covid-19 em 2020 – a criança nasceria com sequelas. O casal, pensou no aborto, mas resolveu assumir o risco.

Walter Guilherme nasceu com os problemas que o médico sabia: deficiências múltiplas. Acidentes graves com familiares, num deles, o filho Cássio foi o único sobrevivente na Serra da Saudade. Em outro, Carolina, a filha, quase morreu. E as próprias doenças, que lhe valeram 72 dias internado no Hospital Beneficência Portuguesa em São Paulo, a maior parte deles na UTI. O risco lhe valeu sete pontes de safena e um marcapasso.

O Dr Walter Nunes é um homem de ação. Na história encontramos suas pegadas nas fundações do Sindicato Rural, Cooperativa Agropecuária e Escola Agrícola Sérgio de Freitas Pacheco. Não bastasse isso, ainda tem participação ativa nestas áreas e como médico é um dos mais respeitados de Minas.

Formou-se em Belo Horizonte, fez residência nos Estados Unidos, de onde voltou porque o pai teve uma doença grave. “Ele cuidou tanto de mim, agora era a minha vez”, diz no Hoje Memória.

Toda estas ações na sociedade, valeram uma homenagem – mais que justa – em vida: o então prefeito Júlio Elias, começou a construção da Avenida Walter Pereira Nunes, que teve aporte financeiro do governo, conseguido por Silas Brasileiro e a conclusão da obra pelo prefeito Lucas Siqueira. Os políticos homenageando um homem que nunca teve pretensões políticas.

Veja a biografia completa. Você vai rir, se emocionar e entender, porque Walter Pereira Nunes virou sinônimo de gratidão e amor ao próximo.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here