Nos últimos finais de semana equipes da Polícia Militar de Meio Ambiente recolheram grande quantidade de lixo deixado nas margens de córregos e cachoeiras localizados no município de Patrocínio.

Durante patrulhamento preventivo em locais utilizados como áreas de lazer, os militares encontraram muito lixo, descartado de forma irregular, causando poluição ambiental. Entre os resíduos foram identificados copos e pratos plásticos, fraudas descartáveis, garrafas de cerveja e latas de refrigerantes. Todo esse material estava nas margens de cursos d’ água.
Esses resíduos além de poluir o meio ambiente podem causar a morte de animais silvestres, que tendem a se alimentar de restos ali deixados. Outro fato importante a se destacar são as fogueiras montadas nesses locais, que podem causar grandes incêndios florestais. Após a utilização deverão ser devidamente apagadas.

É importante ressaltar que causar poluição ambiental é crime previsto no Art.54 da lei nº 9605/98, com pena de reclusão de um a quatro anos e multa.

Ademais, o Art. 225 da Constituição Federal diz que tanto o poder público quanto toda coletividade tem o dever de defender e preservar o meio ambiente. Façamos a nossa parte. Todo o lixo gerado deverá ser recolhido e encaminhado ao local apropriado.

“PRESERVAR O MEIO AMBIENTE É PRESERVAR A VIDA”.

POR POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here