NOVEMBRO AZUL: A SANTA CASA DE PATROCÍNIO APOIA ESTA CAUSA

O Novembro Azul começou em um Pub, na Austrália, em 1999 com um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina, surgindo, assim, o símbolo da campanha, o bigode. O mês de novembro foi o escolhido por comemorar no dia 17 o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

No Brasil, a campanha foi iniciada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia e denominada “Novembro Azul”, onde a cor azul, juntamente com o bigode, se tornaram os símbolos da conscientização da prevenção do Câncer de Próstata.

O Câncer de Próstata caracteriza-se pelo crescimento desordenado da próstata, a glândula responsável pela produção do esperma, localizada no aparelho reprodutor masculino.  Esse é o segundo tipo de câncer mais mortal, sendo que atinge um em cada seis pessoas do sexo masculino, matando um homem a cada 40 minutos. A doença em seu início não apresenta nenhum sintoma, por isso é de muito importante à realização de exames de toque e de sangue periódicos, que são complementares, uma vez que somente o exame de sangue não diagnostica, devendo fazer ambos.

Normalmente, os homens são mais resistentes para cuidar de sua saúde de forma preventiva e procurar um médico regularmente. Por isso, na maioria das vezes, a doença é descoberta tardiamente, sendo que 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em estágio muito avançado e grave quando os sintomas começam a aparecer. Por isso é tão importante prevenir-se e descobrir a doença na fase inicial, quando as chances de cura são maiores.

Os sintomas mais comuns, que só aparecem na fase avançada da doença, são: vontades urgentes e repentinas de urinar, dificuldade para urinar, diminuição no jato de urina, aumento da frequência urinária, dores corporais e ósseas, insuficiência renal e fortes dores.

A doença atinge principalmente homens acima dos 50 anos de idade, pessoas que devem realizar os exames citados anualmente. Aqueles com história de câncer na família correm mais risco, antecipado o início dos exames anuais aos 45 anos de idade.

Importante salientar que adotar alguns hábitos, podem diminuir os riscos da doença, dentre eles, destacam-se: Uma dieta saudável. Rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais; atividade física pelo menos 30 minutos, 5 vezes na semana; controle de Peso; diminuição do consumo de álcool e não fumar, que é a principal regra para evitar qualquer tipo de câncer.

Em apoio a esta causa tão importante, A Santa Casa de Patrocínio, em parceria com o Médico Urologista Dr. Lucas Pereira e o Laboratório Santos, disponibilizará 50 consultas gratuitas e os exames de sangue de PSA Total e PSA Livre por apenas R$ 30,00 (os dois), aos homens com 50 anos ou mais.

Para participar, os interessados devem procurar a Administração da Santa Casa (Telefone 3839-1050 – Aline ou Janaina) e se cadastrar. As consultas serão agendadas aos sábados do mês de novembro no Pronto Atendimento da Instituição. 

Santa Casa de Patrocínio, Saúde é a nossa razão de ser! Contato: 34 3839 1000.

perfect car 260-200 03072015ok
acip banner 10072013
francelino 260x200 dn
acarpa-260x200px19092017
banner topfive dianews