EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO, 27/09, A EQUIPE DE CARDIOLOGIA DA SANTA CASA DE PATROCÍNIO DÁ DICAS PARA REDUZIR DOENÇAS CARDÍACAS

Pequenas mudanças de hábitos podem fazer grande diferença e evitar várias patologias cardiovasculares. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, estas doenças são responsáveis por quase 30% do total de mortes.

A equipe de cardiologista da Santa Casa de Patrocínio alerta que entre os principais fatores de risco para o infarto e outras doenças relacionadas ao coração estão o tabagismo, obesidade, hipertensão, diabetes, colesterol e a vida sedentária.

 

Mudanças no estilo de vida são fundamentais para reduzir o risco de doenças cardíacas: Praticar atividades físicas; ter uma alimentação balanceada; controlar o colesterol, a pressão arterial e o diabetes; evitar fumar; consumir moderadamente álcool e sal e usar corretamente a medicação indicada pelo médico, quando fo caso, são exemplos do que deve ser feito para evitar doenças arteriais coronárias, acidentes vasculares cerebrais (AVC/Derrame) e outros problemas.

Além disso, o estresse tem se tornado um fator de risco recorrente, inclusive entre os jovens. A alta liberação de hormônios como a adrenalina e cortisol provocam instabilidade e elevam a pressão sanguínea e os batimentos cardíaco podendo provocar infarto ou AVC.

A equipe explica que o número de pessoas acometidas por doenças cardiácas com menos de 40 anos também tem crescido, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia e uma das explicações para esses fatores é que "o brasileiro não se trata", em torno de 80% dos hipertensos sabem que se cuidar, mas não adotam reeducação alimentar ou atividades físicas. Muitos também não tomam os remédios indicados para o tratamento, inclusive porque esse tipo de doença não costuma apresentar muitos sintomas. Caso tudo isso fosse feito, a pessoa hipertensa poderia ter mais 16,5 anos de expectativa de vida.

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser! Contato: 34 3839 1000

 

perfect car 260-200 03072015ok
acip banner 10072013
francelino 260x200 dn
acarpa-260x200px19092017
banner topfive dianews