Falta de energia vai acarretar em falta de água em toda cidade


Por volta de 19h deste sábado, 8 de agosto, houve um problema no fornecimento de energia elétrica na região do Córrego Feio e com isso o bombeamento de água para a Estação de Tratamento do Daepa foi suspensa. A energia foi restabelecida por poucos minutos na noite de ontem e na madrugada de hoje, porém voltou a cair.

De acordo com o superintendente da autarquia, Ronaldo Correia de Lima, eram 4h deste domingo e a energia não havia retornado desde a segunda queda, mesmo tendo sido feito um pedido de prioridade junto a CEMIG.

Com isso, a capacidade de armazenamento de água praticamente zerou e pode ocorrer de faltar água em toda cidade.

 

Governo Municipal entrega obras na comunidade de Santo Antônio da Bocaina


Mais uma obra na zona rural de Patrocínio foi inaugurada pelo Governo Municipal, desta vez, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Santo Antônio da Bocaína, que receberam diversas melhorias que incluem a revitalização do Centro Comunitário e a reforma da igreja.

“Os conselhos comunitários são peças fundamentais no nosso desenvolvimento, por isso fico muito satisfeito em ter resgatado e dado a valorização merecida a todos eles, que são peças fundamentais em nosso desenvolvimento” disse o Prefeito Deiró Marra, que ainda ressaltou a necessidade de sempre se promover melhorias que garantam a qualidade das estradas rurais e um bom funcionamento dos conselhos.

Além das novas reformas, a estrada que também dá acesso à comunidade também recebeu atenção especial do Governo Municipal nos últimos anos, ganhando inclusive duas pontes de concreto.

ASCOM/PMP


Mosaic Fertilizantes anuncia os projetos escolhidos na segunda edição do Edital da Água

Brasil, 07 de agosto de 2020 – A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, divulga os doze projetos que serão contemplados na segunda edição do Edital da Água. A iniciativa está apoiando organizações da sociedade civil e instituições de ensino superior que tenham ações voltadas à gestão e disponibilidade de água.

Os vencedores são:

UFOB (Barreiras/BA)
Desenvolvimento de protótipos em 3D para micro irrigação visando menor pegada hídrica no cultivo da bananeira

CerVivo (Patrocínio/MG)
Capacitação da comunidade em saneamento básico rural como método para recuperação de recurso hídrico (TEVAP)

Instituto Federal Goiano (Rio Verde/GO)
Pingo D’água Educação e saneamento ambiental rural

Mater Natura (Paranaguá/PA)
Águas do Parque Nacional Saint-Hilaire Lange – monitoramento participativo da bacia hidrográfica, com visitas a conservação e recuperação da vegetação ciliar

OIA O Instituto Ambiental (São Paulo/SP)
Cuidando das Águas – Saneamento ecológico e educação ambiental no extremo sul de São Paulo

CAT Clube de Amigos da Terra (Sorriso/MT)
Produção de Água na Bacia Hidrográfica do Rio Lira

UFCAT – Universidade Federal de Catalão (Catalão/GO)
Águas Futuras: recuperação, gestão e estímulos à proteção dos recursos no município de Catalão

UIFENAS (Alfenas/MG)
Biodigestores no tratamento de resíduos de suínos para geração de energia e biofertilizantes para pequenas propriedades

UNIUBE – Universidade de Uberaba (Uberaba/MG)
Recuperação das Nascentes e da Cobertura Vegetal da área de preservação permanente do Parque do Paço

UFG – Universidade Federal de Goiás (Anápolis, Catalão, Ouvidor e Rio Verde/GO)
Águas, educação e alimento: conversando sobre hortas urbanas escolares

Grupo Arareau (Rondonópolis/MT)
Formação Socioambiental: aprendendo e revitalizando nascentes

Uniaraxá – Centro Universitário (Araxá/MG)
Coletivo local de meio ambiente (COLMEIA): recuperação de nascente do manancial do Córrego feio, no Município de Araxá

A formalização das doações acontecerá entre 10 e 29 de agosto deste ano, sendo que cada projeto receberá até R$ 45 mil durante a implementação da proposta.

Paulo Eduardo Batista, diretor de Performance Social da Mosaic Fertilizantes, reforça o sucesso desta segunda edição. “Além de concretizar iniciativas em prol da água, nosso Edital estimula ideias e soluções de organizações da sociedade civil e universidades locais para melhoria dos cenários de suas próprias comunidades. É muito bom ver toda esta mobilização voltada para os recursos hídricos. Isto é um despertar e um legado muito positivo.”

Este projeto teve o IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) como parceiro técnico e responsável pela gestão. A Mosaic Fertilizantes é membro do Pacto Global Brasil e possui uma agenda de iniciativas de sustentabilidade alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU.

A empresa recebeu 90 inscrições dos diversos municípios onde atua. Os projetos foram avaliados de acordo com o regulamento divulgado e escolhidos por um júri selecionado, que contou com a participação de Marília Carvalho de Melo (IGAM), Geise Terra (Degraf Instituto), Professor Wilson Cabral de Souza Jr. (ITA), Giuliana Chaves Moreira (The Pacific Institute) e Sergio Andrade (Agenda Pública), além de especialistas e executivos de diversas áreas da empresa.

Sobre Mosaic Fertilizantes

A Mosaic é uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes para 40 países. No Brasil, por meio da Mosaic Fertilizantes, atua na produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, além do desenvolvimento de produtos para nutrição animal e comercialização de produtos industriais. Possui unidades, próprias e contratadas, em dez estados brasileiros e no Paraguai. Por meio do Instituto Mosaic, promove ações de responsabilidade social na grande maioria das localidades onde está instalada. A empresa também é controladora do terminal portuário da Fospar, em Paranaguá. Para mais informações, visite www.mosaicco.com.br. Siga-nos no Facebook e LinkedIn.


Taxa de ocupação de leitos de UTI sem mantêm estável, mas número de ativos de COVID aumenta


Passou para 640 o número de casos confirmados de COVID-19 em Patrocínio, segundo o boletim epidemiológico divulgado neste sábado, 8 de agosto. No boletim de sexta, o total era de 619.

De acordo com o último informe, 561 pessoas estavam curadas e 66 estavam na condição de ativas, ou seja, que ainda podem transmitir o vírus. Outras 16 estavam aguardando resultados de exames.

A taxa de ocupação de leitos de UTI se manteve em 40% com 14 pacientes, 7 de Patrocínio. Já o percentual de leitos de enfermaria, caiu para 54,5% com 36 internados, 12 de Patrocínio.

Na sexta-feira, o número de pessoas atendidas com síndrome gripal foi de 15.

Homem é assassinado em Santa Luzia dos Barros


Na madrugada de hoje, 8 de agosto, um homem de 46 anos foi morto a tiros na comunidade de Santa Luzia dos Barros. Segundo o que foi relatado pela Polícia Militar, ele havia saído de casa para trabalhar, quando foi surpreendido por quatro homens, ocupando duas motos que efetuaram seis disparos.

Populares acionaram a Polícia Militar, mas quando uma das guarnições chegou, ele já estava em óbito.

A vítima foi identificada por Francisco Galdino dos Santos, natural da Paraíba e residente na comunidade há três anos.

As causas do homicídio ainda estão sendo investigadas.

 

Gramado do Júlio Aguiar está passando por melhorias para receber jogos da SEP


Foto: Renato Oliveira - arquivo

A Sociedade Esportiva Patrocinense deverá utilizar o estádio Júlio Aguiar para os jogos que irá disputar pelo Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. O arbitral, segundo o que foi informado pelo secretário Municipal de Esportes Mauro Henrique Nogueira à Capital FM 107,3 e ao Dianews.com.br está marcado para o dia 17 e será realizado de forma virtual.

Ele disse que já recebeu o contato do executivo de futebol da SEP, Henrique Galo que estará participando dessa reunião online com a Federação para definir o início do campeonato que vale duas vagas para a Módulo Dois de 2021.

E para proporcionar que o segundo time da cidade atue em um gramado de qualidade, estão sendo feitas melhorias no piso do estádio Júlio Aguiar. Um sistema de drenagem está sendo feito para diminuir os problemas do lado esquerdo para quem ataca para o gol da avenida Faria Pereira durante o período de chuvas. Esse trabalho está sendo feito sob a coordenação do agrônomo Wellington Adolfo de Brito pelo técnico agrícola Jacques Humberto de Brito.

Além disso, segundo o que foi informado por Mauro, serão instaladas 150 cadeiras no mesmo formato das existentes no estádio Pedro Alves do Nascimento e construída uma cobertura. Ele revelou que os laudos exigidos pela Federação Mineira de Futebol estão sendo trabalhados para que quando for definido o início da divisão de acesso, todos já estejam prontos.

De acordo com o que consta no site da FMF, os laudos de segurança, prevenção e combate a incêndio, engenharia e condições sanitárias estão vencidos.

 

Taxa de ocupação de leitos de UTI segue na balança


Passou para 14 o total de pacientes confirmados com COVID internados nos leitos de UTI disponibilizados para o tratamento da doença em Patrocínio. Desse total, 7 são de Patrocínio – 50% do total e 7 de outros municípios. A taxa de ocupação segundo o boletim divulgado na manhã desta sexta-feira, 7 de agosto passou para 40% dos leitos. Esses números tem apresentado oscilações nos últimos dias.

Também aumentou a taxa de ocupação de leitos de enfermaria. Até o informe, eram 38 pacientes internados (57,6% da capacidade), com 9 de Patrocínio e os demais de outros municípios.

O número de pessoas que tiveram os testes confirmados chegou a 619 e o total de curados estava em 549 e 57na condição de ativos. Outros 16 pacientes testados aguardam resultado de exames realizados.

Nos últimos três dias caíram os atendimentos de pacientes com síndrome gripal. Depois do pico de 62 atendimentos no dia 3 deste mês, foram registrados 41 na terça-feira dia 4; 37 na quarta dia 5 e 34 nesta quinta-feira.

 

Pode ocorrer problema de abastecimento em bairros que recebem água da adutora que passa pela avenida João Alves


Foto: Renato Oliveira

Em decorrência das obras que estão sendo realizadas na avenida João Alves do Nascimento, no final de semana pode faltar água em alguns bairros da cidade. isso em decorrência da possibilidade de rompimentos e mudanças dos locais por onde passa uma das adutoras que leva água para atender aos moradores dos bairros: São Vicente, São Lucas e adjacentes, Dona Diva, Morada Nova e consequentemente a região sul da cidade.

A informação foi repassada à Capital FM 107,3 e Dianews.com.br pelo superintendente do Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio – Daepa, Ronaldo Correia de Lima.

Como haverá a ampliação da largura de cada pista da avenida que está em obras, uma das adutoras teria que ficar no eixo da pista, o que com o passar do tempo poderia ficar comprometida devido o trânsito de veículos e até mesmo por questões de manutenção.

Ele lembrou que com a operação máquinas, os incidentes como rompimento dessa tubulação podem ocorrer, a exemplo do que houve por duas vezes na manhã desta sexta-feira, 7 de agosto, quando duas adutoras apresentaram problemas e o fornecimento de água teve que ser interrompido para fazer a recuperação.


Comércio funcionará em horário estendido neste sábado


No próximo domingo, 9 de agosto será celebrado o Dia dos Pais e atendendo a uma reivindicação dos lojistas associados às ACIP e CDL, foi pedido que o comércio pudesse funcionar em horário estendido neste sábado dia 8. Com isso, foi sugerido o funcionamento até às 14h, porém os comerciantes devem observar a legislação trabalhista.

As duas entidades estão promovendo a campanha “Seu Pai Conectado” onde de acordo com a gerente executiva Cleide Riberio Araújo, será sorteado um Smartphone e 10 vales-compras que vão totalizar de R$ 1.500,00 através das lojas parceiras da campanha.

O sorteio será no dia 28 de agosto e os cupons devem ser preenchidos de forma correta e em todos os campos.

 

Caminhonete é furtada durante a noite


Um homem de 48 anos estacionou a Ford F250, de cor cinza, placas KEJ 5466 na noite de quinta-feira e na manhã desta sexta-feira, 7 de agosto percebeu que o veículo havia sido furtado. O crime ocorreu na Alameda dos Jacarandás, no bairro Jardim Ipiranga.

Informações podem ser repassada pelo telefone 190 de forma sigilosa ou 181 – Disk Denúncia unificado.


Bandidos agridem idosa e a deixam amarrada em assalto a residência


Dois homens, um deles com aparência jovem e com idade aproximada de 20 anos e outro com aproximadamente 30 anos chegaram em uma residência na rua Pedro Barbosa Victor, no bairro Santa Terezinha e perguntaram a uma idosa de 76 anos se ela tinha queijo para vender.

Quando ela abriu o portão para atender os suspeitos, foi surpreendida pelo mais velho que estava de posse de um revólver onde foi anunciado o assalto. Eles agrediram a vítima e a deixaram amarrada e levaram R$ 1.700,00 em dinheiro, um celular e joias e depois teriam se evadido a pé sentido aos trilhos da linha férrea.

 

Presidente do HC Patrocínio é entrevistado pelo gestor do Hospital de Amor de Barretos no programa da Rede Vida 'Acima de Tudo Amor'


O presidente do Hospital do Câncer de Patrocínio Thiago Miranda de Oliveira esteve esta semana em Barretos (SP) onde gravou participação no programa "Acima de Tudo Amor" que é apresentado pelo gestor e idealizador do Hospital de Amor Henrique Prata, que tem sido um grande parceiro do HC Patrocínio.

Thiago foi convidado para falar do projeto de construção da sede própria do hospital patrocinense. "Nosso sonho está tomando grandes proporções, mostrando que quando há dedicação o impossível se torna realidade. Fui convidado pelo grande amigo Henrique Prata e falei da obra e das grandes parcerias que virão juntamente com o Hospital de Amor de Barretos", comenta o presidente.

O programa

Depois do lançamento do livro que leva o mesmo nome do programa, Henrique Prata, passou a receber diversos convites para palestrar sobre o trabalho realizado no Hospital. Assim, a ideia do programa de TV “Acima de Tudo o Amor” surgiu.

Uma ferramenta de comunicação para compartilhar a filosofia de amor ao próximo que fez com que a instituição se tornasse referência internacional na área da oncologia e em humanização no atendimento hospitalar, temas principais da atração televisiva.

O programa é exibido aos domingos, às 22 horas, pela Rede Vida e em breve anunciaremos a data de exibição da entrevista do presidente Thiago Miranda.

(André Luiz Costa / Comunicação HC Patrocínio)


Bombeiros são acionados para capturar cobra no meio do mato


Militares do Corpo de Bombeiros de Patrocínio estiveram no bairro Jardim Europa onde havia a solicitação para a captura de uma cobra. No local, um homem estava operando um trator e fazendo a limpeza de lotes com uma esteira e ao chegarem ao local, os militares deparam com uma jiboia de mais de 2 metros de comprimento.

De acordo com os bombeiros, o réptil pesava cerca de 10 kg e houve certa dificuldade para conter o bicho e colocar na caixa de transporte.

A cobra foi solta em uma área que não oferecesse risco a integridade da mesma ou de pessoas e animais domésticos.

 

Em busca de levantar recursos, HJ Viver está comercializando rifas


Conforme já foi informado pela Capital FM 107,3 a HJ Viver, neste ano não irá realizar sua tradicional Feijoada, principal evento para que sejam levantados recursos para a manutenção da instituição de apoio às famílias de pacientes que fazem tratamento de câncer em Barretos ou Jales, no interior de São Paulo. Porém, algumas ações estão sendo desenvolvidas. Segundo informou a diretora Neusa Maria Ferreira à emissora e ao Dianews.com.br¸ estão sendo comercializadas rifas de uma bezerra, um garrote e uma bicicleta para angariar recursos.

Foram confeccionados 2.500 bilhetes, de acordo com Neusa e os interessados podem procurar na sede da HJ Viver na rua Presidente Vargas, 1907, ou ligar 3831 6265. Atualmente as despesas mensais da instituição giram em torno de R$ 10.000,00 segundo ela informou.

“Eu sempre digo que é um valor tão pouco diante da obra de tanto brilho que tem feito para as pessoas da nossa cidade e tive momentos de eu achar que não ia conseguir manter a associação aberta, mas Deus tem sido muito generoso, porque é uma obra de Deus”, comentou Neusa.


economico 21 05 20
camara 16 07 20
acip 06 05 20
 prefeitura 20 07 20
banner chris animado
nota fiscal eletronica
 banner loteria ok
banner acarpa lateral 260x200
patrocinio tenis clube